Estratégia de Conteúdo: 13 dicas que ajudam a posicionar no Google
Se você procura Dicas para estratégia de conteúdo, que melhorem o posicionamento seo do seu site nos buscadores como o Google, então está no lugar certo.
A criação de uma boa estratégia de conteúdo se aplica tanto para a página inicial, páginas de produtos e postagens em blog, como também em páginas de perfil.
Se o conteúdo SEO ajuda a posicionar no Google, consequentemente atrai um grande número de seguidores. Além disso, quando bem elaborado pode aumentar o número geral de palavras-chave; as grandes responsáveis pelo sucesso do seu posicionamento.
Para entender o que os usuários estão procurando e o tema do conteúdo de um site, o Google usa processamento de linguagem natural; com algoritmos altamente avançados. Devido a isso, o conteúdo SEO se posicionou como um fator muito importante no ranking.
13 Dicas para melhorar suas Estratégia de Conteúdo SEO
Escolhemos algumas dicas para te ajudar na realização das estratégia de conteúdo. São 13 no total e esperamos que aproveite cada uma delas!
Objetivos realistas
Em primeiro lugar, realize uma pesquisa de palavras-chave bem caprichada. Para isso, fique ciente de como funcionam conceitos como concorrência, dificuldade de posicionamento e o seu custo.
Nesse sentido, após a análise acima, escolha palavras-chave com objetivos realistas.
Explicando melhor, se para uma palavra-chave as cinco primeiras posições estão na disposição de grandes empresas e com um orçamento muito alto, então melhor desistir dela.
Por que aconselhamos desistir daquela palavra chave se grandes empresas a utilizam? Porque se não conseguir corresponder ao orçamento delas, não é uma boa opção para você.
Compreende agora a importância de objetivos realistas?
Tomando como premissa a realidade do seu negócio, escolha palavras-chave com menos concorrência, mesmo que tenham um volume menor, na hora de criar o seu conteúdo SEO.
De todas as dicas, essa talvez seja uma das que mereça atenção redobrada e muita sensibilidade.
Intenção de pesquisa
As palavras-chave são classificadas por sua intenção de pesquisa, que pode ser de navegação, informativa, transacional e comercial. Cada uma delas aponta para um determinado tipo de conteúdo, voltado para um determinado usuário.
Resumindo, entenda que ao criar um conteúdo de sucesso é fundamental a consciência de onde o usuário está no processo da pesquisa, para então usar as palavras-chave corretas.
Assim, tome você como exemplo: muitas vezes procurou uma informação nos buscadores e naquele momento não tinha a menor intenção de comprar algum produto.
Em contrapartida, quantas vezes não usou a internet para comprar algo que estava precisando? Percebe a diferença na intenção das duas pesquisas?
Análise do estratégia de conteúdo da concorrência
Se deseja criar um conteúdo de qualidade, então leia conteúdo de qualidade.
Analise o conteúdo SEO melhor posicionado e veja onde estão as suas palavras-chave; observe para qual conteúdo elas se vinculam, como são as meta-descrições e qual extensão elas têm.
Por que não tomar como exemplo aqueles que alcançaram sucesso? Aliás, a maioria dos empreendedores vitoriosos mantêm um olhar atento para a concorrência, aprendendo com os seus acertos e até com os seus erros também.
Esboço de conteúdo para SEO
Antes de escrever um conteúdo faça um esboço dele; inclusive com as legendas, o tema, os títulos e os principais pontos do artigo.
É muito importante que você construa um contorno que gere conteúdo natural, com cada componente colocado corretamente.
Uma vez que o rascunho é a base de todo conteúdo de sucesso, não abra mão dele para alcançar o seu objetivo, que é um conteúdo SEO bem feito e com qualidade.
Análise atenta dos tópicos
Embora o comprimento não seja um fator de classificação, existe uma relação entre o conteúdo longo e as primeiras posições no Google.
A medida que um conteúdo SEO mais longo é mais completo; então podemos dizer que gera mais links e tem mais chances de ser compartilhado nas redes sociais.
Concluindo, estude cada tópico a fundo e não deixe nada de fora; assim terá grandes chances de construir um site que tenha credibilidade e autoridade no assunto. Aliás, um conteúdo completo chama a atenção do Google, assim como dos usuários e até da concorrência!
Sinônimos de palavras-chave
É possível evitar problemas de otimização excessiva de palavras-chave usando os sinônimos delas.
Em vez de quebrar a cabeça com palavras-chave apenas em um tipo de conteúdo, você pode incluir os seus sinônimos nas legendas, nas meta-descrições e até nos textos alternativos das imagens.
O importante é não perder a mão e carregar o texto com palavras-chave iguais, já que o Google verá isso como um problema e você perderá pontos ao invés de adquiri-los.
Tamanho das Frases
Para escrever um bom conteúdo para a Internet, elabore frases e parágrafos curtos. Embora não exista uma medida ideal, recomendamos parágrafos com no máximo cinco linhas.
Frases e parágrafos longos dificultam a leitura e o entendimento, tanto do usuário quanto do Google.
Então, evite conteúdos compridos e redundantes. Se permita imaginar lendo um parágrafo longo demais; as vezes o tempo é escasso e você pode até desistir da leitura.
Finalmente, pense que está lidando não apenas com um robô, mas com gente também!
Algoritmo de passagem
Recentemente o Google introduziu o “Passage Ranking” ou classificação de passagem. Uma nova estratégia de inteligência artificial para indexar apenas trechos de uma página da web.
Sendo assim, agora o Google classifica trechos de artigos que respondam a perguntas específicas e você pode tirar vantagem disso.
Além de uma bela atualização do Google, que a cada ano se aprimora mais e mais; também é uma oportunidade e tanto para o seu site se sobressair aos demais.
Resposta as perguntas
No SERP do Google há uma seção chamada “Outras perguntas dos usuários”. Ali encontramos as perguntas específicas que os usuários fazem quando pesquisam no Google.
Também existem outras ferramentas disponíveis, como por exemplo, “Responder ao Público” que nos permitem pesquisar palavras-chave de cauda longa na forma de uma pergunta.
Enfim, essas informações são importantes, porque nos permitem criar conteúdo diretamente relacionados a essas perguntas; além de uma boa oportunidade para melhorar o posicionamento do seu site.
Qualidade em primeiro lugar
O Google prioriza conteúdos de qualidade e que tenham características como: utilidade do conteúdo, tempo de carregamento, links e domínios de referência.
Além disso, valoriza na escrita qualidades como: originalidade e conhecimento profundo sobre o assunto. Por outro lado, a parte gramatical deve estar impecável e nesse quesito, preste muita atenção na concordância verbal e ortografia.
Outra dica, não se exceda na voz passiva porque ela tira pontos. Escreva de forma fluida, natural e sem erros, buscando priorizar a voz ativa.
Não se assuste com tantas recomendações, apenas as siga que tudo dará certo!
Use outros meios
Vá além do texto para deixar seu conteúdo mais interessante e fácil de consumir.
O ideal é aprimorá-lo incluindo vídeos e imagens, porque agregam informação e contexto ao conteúdo. Inclusive, isso te ajudará muito no volume de compartilhamento nas redes sociais.
Então, capriche nas imagens, mas tome cuidado com o tamanho delas, porque não podem e nem devem influenciar no tempo de carregamento do seu site.
A propósito, temos um post que oferece dicas sobre como otimizar as imagens.
Links
Os links internos e externos são importantes para o Google e entenda o porquê. Se páginas da web de alta qualidade vincularem o seu conteúdo, ele entenderá que é importante, o que te impulsionará na SERP.
Por meio dos links internos você leva o usuário para páginas do seu interesse; já os externos devem ser priorizados para os sites que tenham autoridade e engajamento.
Só para finalizar, estude bem a necessidade de cada link e use-o com inteligência e objetividade.
Conteúdo fácil de navegar
Devemos usar todas as ferramentas possíveis para tornar nosso conteúdo o mais agradável de navegar.
Então procure incluir índices, links e títulos que facilitem a experiência do usuário e, logicamente, a do Google também.
Afinal, se as empresas contratam profissionais para otimizar a rotina de trabalho delas; pense que o mesmo deve acontecer na internet.
Estratégia de conteúdo | Considerações finais
Pense que não é apenas o Google que deseja uma boa experiência, o usuário também quer encontrar facilidades quando navega pela web.
Então invista esforços na qualidade da estratégia de conteúdo e não veja o Google como um obstáculo, mas sim como um incentivador de boas práticas na internet.
O Google está em constante aprimoramento e busca oferecer a melhor experiência possível para o internauta. Sendo assim, disponibilize conteúdo de qualidade, que será beneficiado por isso.
Deixamos algumas dicas na intenção de contribuir para o melhor posicionamento do seu negócio na internet.
Se deseja mais informações ou aconselhamento, basta entrar em contato que logo retornarei!
Até o próximo Post.